Alguma vez já parou para pensar o que te motiva?

sem querer entrar em contexto específicos, mas por exemplo:

O que te motiva a acordar de manhã?

O que te motiva a ir trabalhar 8hrs por dia?

Qual é o motivo de continuar em um relacionamento tóxico?

Qual é o motivo de fumar cigarro mesmo sabendo que vai te fazer mal a saúde?

As vezes vivemos de forma tão automática que não paramos para pensar quais são os motivos das nossas ações ou comportamentos.

Muitas vezes isso acontece porque se descobrimos o nosso verdadeiro motivo para fazer certas coisas, não continuaríamos a fazê-los.

Qual é o motivo de beber bebidas alcoólicas? Diversão? Eu acho que para divertir não é preciso beber álcool, isso é um conceito inventado.

Como estudante de Marketing eu até arrisco-me a dizer que isso foi uma estratégia de Marketing para vender mais bebidas.

Aliás, se precisar de bebidas alcoólicas para se divertir, significa que a festa, o bar, o encontro, não é realmente interessante, porque se fosse, não precisaria de consumir um químico que te deixa “inconsciente” para se divertir.

O álcool é absorvido no estômago, espalha pelo corpo, afetando vários órgãos e sistemas. Afeta o cérebro, causando uma sensação inicial de euforia e relaxamento. Conforme a ingestão continua, pode resultar em diminuição da coordenação, fala arrastada, alterações de humor e diminuição dos reflexos. 

É isso que acontece quando consome bebidas alcoólicas, eu não vi nada a dizer que vai te fazer divertir mais.

Mas vamos voltar ao que interessa.

Todos nós devemos ganhar consciência da nossa existência, e ganhar consciência é conhecer a si próprio e conhecer o mundo a sua volta.

Enquanto a consciência estiver adormecida nunca seremos capazes de atingir o nosso verdadeiro potencial.

Uma consciência acordada é capaz de distinguir o momento certo para agir de forma automática e o momento certo para tomar o controle da mente e agir conscientemente.

Uma consciência morta vive no modo automático, aceita tudo, não presta atenção, age de forma irracional e involuntária e não tem controle das emoções.

O primeiro passo para acordar a Consciência é racionalizar a nossa existência “penso logo existo”, ou seja, você é uma pessoa, tem sonhos, qualidades e defeitos, tem de pensar em todos os elementos da sua identidade.

O segundo passo é conhecer a si mesmo (autoconhecimento) o que gosta, o que não gosta, qual é o seu dom, a sua forma de pensar, a sua convicção e etc…

O terceiro passo é conhecer o mundo a sua volta, e eu não quero dizer sair para observar pessoas e lugares, o que eu quero dizer é entender as pessoas, saber como é que elas se comportam, entender a raça humana e isso só é possível através das suas experiências ou das experiências de outros.

A partir do momento que você sabe da sua existência, conhece a si mesmo e conhece o mundo a sua volta, passa a existir, e desperta a consciência.

Não irá mais agir de forma impulsiva e reativa porque conhece o comportamento das pessoas, não irá mais agir de forma insensata e irracional porque tem o controlo da sua mente e das suas emoções.

Devo te informar que o mundo da consciência é muito solitário, em comparação com o mundo do automatismo.

Poucos amigos, tempo de reflexão, fome por mais conhecimento, perda de amigos, as pessoas a sua volta se tornam vazias e desinteressante, é preciso procurar uma forma correta de abordá-los caso contrário você será taxado de louco.

E se acreditar nessa ideia é bem provável que se torne louco (entenderá melhor quando falarmos sobre o subconsciente).

Você só será entendido por pessoas que estão no mesmo nível de consciência que você, ou seja, pessoas acordadas.

É um mundo vazio e solitário, mas ao menos tem o controle da sua mente.

Quando eu digo “Vazio” não é de um jeito negativo, é vazio porque é o que é, mas até hoje eu nunca vi ninguém que acordou e arrependeu-se de o ter feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *